Planejamento Cruzeiro Sócio Torcedor

Aldo Somensi
Danielle Savi
Gian Machado
Lucas Ferreira
Mariana Belão
Thaís Velleda

DIAGNÓSTICO DO CLIENTE


Cruzeiro Esporte Clube, existente desde Janeiro de 1921 e fundado por uma colônia de italianos na capital mineira, atualmente é formado por uma quantidade de 8,5 milhoes de torcedores, o que faz com que o clube seja a sexta maior torcida do país. Entre os títulos conquistados estão: 36 campeonatos mineiros, 2 copas sul-minas, 1 copa centro-oeste, 4 copas do Brasil, 3 campeonatos brasileiros da 1 divisao e 2 cops libertadores da America.

OBJETIVO DE MARKETING

Aumentar o número de 41 mil sócios torcedores para 100 mil, prazo até março de 2014, período em que o time estará disputando a Copa Libertadores da América.

PROBLEMA NA COMUNICAÇÃO


Os programas de sócio torcedor do clube têm várias falhas, encontramos duas que podem ser bem exploradas: Falta de benefícios e falta proximidade do torcedor com o time.

CAMPANHA

O clube possuí 8,5 milhões de torcedores, um número extremamente alto comparado ao número de sócios do clube. Só a página oficial do facebook do clube tem 1,2 milhões de curtidas. Então decidimos seguir pela linha de proximidade do torcedor com o time e aumento de benefícios, isso tudo ligado à internet, onde já se concentra uma enorme parte dos torcedores.

Publico-alvo: Torcedores de Belo Horizonte e torcedores do clube em todo o Brasil.

SÓCIO APLICATIVO


Nossa ideia consiste em um aplicativo PRIVADO onde serão disponibilizados vários benefícios para os torcedores do time. Privado, pois só os sócios do clube terão acesso ao aplicativo.

Divulgação:
– revistas de futebol, no site oficial do time, na página do facebook e também em programas de TV ligados ao esporte.
Benefícios:
– Poder de opinar na escolha de uniformes: todos os clubes inovam seus uniformes durante os anos, com esse aplicativo, o conselho poderá divulgar os modelos de uniformes que estão pensando em fazer e os torcedores terão a oportunidade de votar em qual mais gostar.
– Poder dar sua nota para cada jogador: ao final de cada jogo do Cruzeiro, os sócios que fazem parte de aplicativo terão a oportunidade de dar uma nota para cada jogador, digamos que será como a “bola cheia, bola murcha”.
– Personalizar a camisa do Cruzeiro e compartilhar no facebook: cada torcedor terá a oportunidade de personalizar uma camisa, escolhendo o nome e o número que ficará atrás e compartilhando com seus amigos no facebook, depois de certo tempo, pegaremos todas as camisas personalizadas e faremos o sorteio de uma.
– Fazer parte da imprensa do treinador e dos jogadores: será um momento só dos torcedores com os membros participantes do time, ou seja, uma pessoa vai monitorar o aplicativo e recebendo as perguntas que serão feitas para os jogadores e técnico… Um momento onde vão poder se sentir mais próximo de quem faz esse time acontecer.

– Criar vídeos e fotos com a #estamoscomvoces. Esses vídeos e fotos serão feitos por meio do aplicativo para incentivar os jogadores nos últimos instantes no vestiário antes dos jogos. Os torcedores compartilhariam tudo no instagran e/ou facebook, além de saber que seus vídeos e fotos serão mostrados antes de cada jogo, o torcedor que receber mais curtidas ganhará um vídeo dos jogadores como agradecimento e uma camiseta autografada do time.

*VALE LEMBRAR QUE ISSO SÓ SERÁ DISPONIBILIZADO PARA QUEM FOR SÓCIO E ASSIM TIVER ACESSO AO APLICATIVO.
– Os benefícios do aplicativo serão separados por cada plano que o cruzeiro tem para os sócios. Os que pagam mais caro terão a chance de fazer parte do conselho do time, já os que têm plano mais básico ficam fora dessa e por aí vai. Assim não irá gerar problemas quanto aos torcedores já associados, nem questionamentos sobre os valores, afinal, se você paga o mais caro é para garantir mais benefícios.

PLANOS SÓCIO TORCEDOR: (do mais caro, pro mais barato).
– Sócio Tríplice Coroa: localizado no setor superior ROXO
Portão no Mineirão: B superior
Ingresso garantido: Sim
Tem desconto no ingresso: —
Desconto em mais de 600 produtos: Sim
Acumula cruzeiros: Sim
O cartão é o ingresso: Sim
Valor: R$200,00
– Nesta categoria, os torcedores poderão fazer parte de todos os benefícios do aplicativo e só neste plano eles poderão se candidatar para fazer parte do conselho do time.

– Sócio Libertadores: localizado no setor superior VERMELHO
Portão no Mineirão: D superior
Ingresso garantido: Sim
Tem desconto no ingresso: —
Desconto em cimais de 600 produtos: Sim
Acumula cruzeiros: Sim
O cartão é o ingresso: Sim
Valor: R$150,00
– Nesta categoria, os torcedores poderão fazer parte de: criar vídeos e fotos para incentivo ao time concorrendo a prêmios, opinar na escolha do uniforme do time, dar a nota para os jogadores, personalizar a camisa e fazer parte da imprensa.

– Sócio Brasileiro: LOTADO
Portão no Mineirão: C superior
Ingresso garantido: Sim
Tem desconto no ingresso: —
Desconto em mais de 600 produtos: Sim
Acumula cruzeiros: Sim
O cartão é o ingresso: Sim
Valor: R$100,00
– Nesta categoria, os torcedores poderão fazer parte de: criar vídeos e fotos para incentivo ao time concorrendo a prêmios, opinar na escolha do uniforme do time, dar a nota para os jogadores, personalizar a camisa e fazer parte da imprensa.

– Sócio Copa do Brasil: localizado do setor inferior AMARELO
Portão no Mineirão: C inferior
Ingresso garantido: Sim
Tem desconto no ingresso: —
Desconto em mais de 600 produtos: Sim
Acumula cruzeiros: Sim
O cartão é o ingresso: Sim
Valor: R$95,00
– Nesta categoria, os torcedores poderão fazer parte de: criar vídeos e fotos para incentivo ao time concorrendo a prêmios, opinar na escolha do uniforme do time, dar a nota para os jogadores, personalizar a camisa e fazer parte da imprensa.

– Sócio Cruzeiro Sempre:
Portão no Mineirão: B, C ou D
Ingresso garantido: Não
Tem desconto no ingresso: Sim
Desconto em mais de 600 produtos: Sim
Acumula cruzeiros: Sim
O cartão é o ingresso: Sim
Valor: R$27,50
– Nesta categoria, os torcedores poderão fazer parte de: criar vídeos e fotos para incentivo ao time concorrendo a prêmios, opinar na escolha do uniforme do time, dar a nota para os jogadores, personalizar a camisa e fazer parte da imprensa.

SÓCIO SOFÁ
Assim como o nosso querido professor, existem muitos torcedores do Cruzeiro que moram em outros estados, então criamos um novo tipo de sócio, o sócio sofá que consiste no seguinte:
– Esses torcedores se associam no programa “Sócio Sofá” pagando em torno de R$10 por mês e terão a vantagem de assistir os jogos que não são transmitidos na TV, por um acesso restrito na internet e pela TV Cruzeiro em alta qualidade.
* ISSO É UM ADICIONAL HÁ ALGUM DOS PLANOS CITADOS ACIMA. Ou seja, você já é sócio do clube, pagando esse adicional, vira sócio sofá também e tem o acesso a TV Cruzeiro.

ACUMULANDO PONTOS
Funcionará assim: a cada jogo no Mineirão que o sócio torcedor passar sua carteirinha na catraca para liberar a entrada, será contabilizado 1 ponto na sua área de sócio torcedor que existe no site e a cada kg de alimento que levar junto no dia do jogo, ganhará 1 ponto a mais. Mas, pra que acumular pontos? Porque no site serão disponibilizados vários “prêmios”, cada um com sua pontuação… Por exemplo, uma camisa do cruzeiro terá que contabilizar 500 pontos.

TOM DE VOZ DA CAMPANHA
O Tom de voz da campanha é casual. Conversaremos com nosso público através de programas de TV, redes sociais e outros meios informais, característica bastante presente e marcante em propagandas e informativos relacionados a esportes. Também por conta do produto que oferecemos. Através do aplicativo o torcedor poderá interagir mais frequentemente com o time e, apesar da seriedade com que sorteios e afins serão levados, o tom da conversa é informal. Não estaremos voltados tanto para humor, nem estaremos focados na comparação com outros times. Focaremos no Cruzeiro, e nos benefícios que tornar-se um assinante trarão ao torcedor.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário