Planejamento Cruzeiro Sócio Torcedor
ARTHUR COLAÇO FERRARI – 2MB
GISELE NEPOMUCENO CHAVES – 2MB
LEONARDO CASTELO – 2MB
LETÍCIA RODRIGUES – 2MB
LUISA MELARA – 2MB
CURITIBA
NOVEMBRO/2013
Cliente.
O Cruzeiro Esporte Clube é uma associação polidesportiva brasileira, com sede em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, foi rebatizado para seu nome atual em 1942 – em referência ao Cruzeiro do Sul – por imposição do governo federal à época proibiu o uso no país de quaisquer símbolos de Alemanha, Itália e Japão, nações inimigas do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Diagnóstico.
O Cruzeiro Sport Club encontra dificuldades em conseguir novos filiados ao programa Sócio Torcedor. O maior problema é o comportamento passional dos torcedores, que aumentam a adesão em épocas que o clube está conquistando vitórias e deixam de participar do programa em períodos de baixa.
Ao fazer uma análise das 5 categorias oferecidas atualmente pelo time (Tríplice Coroa, Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil e Cruzeiro Sempre), e da página na internet do clube como um todo, foram constados alguns problemas de comunicação. Além de faltarem mais informações no site quanto aos planos de sócio torcedor, a lista de benefícios de filiação também se apresentou muito escassa. As únicas vantagens oferecidas são de ingresso garantido e descontos nos produtos da marca. Outro diagnóstico levantado foi que a publicidade atual do Cruzeiro valoriza o programa Sócio Futebol, porém trabalha muito pouco valores emocionais em sua comunicação, quesito fundamental no segmento futebolístico. Futebol é “a paixão do brasileiro”. O clube necessita se expressar de maneira mais apelativa, visando chamar a atenção máxima de seu público alvo.
Objetivo de Marketing.
Aumentar o número de sócios torcedores – dos atuais 41 mil para 100 mil torcedores – até março de 2014, período em que o clube estará disputando a copa libertadores da américa.
Problema de comunicação.
Falha ao despertar emoção e comoção dos torcedores na hora de tentar convence-los a aderir ao programa de sócio torcedor.
Objetivo de Comunicação.
O Cruzeiro Esporte Clube tem e é uma marca forte e reconhecida pelos brasileiros. Possui oficialmente a maior torcida de Minas Gerais e é a 6ª maior do Brasil.
Foi duas vezes vice-campeão mundial e tem no seu currículo continental dois títulos da Copa Libertadores da América, dois da Supercopa da Libertadores, um da Recopa Sul-Americana, um da Copa Ouro e um da Copa Master da Supercopa; Em âmbito nacional, o time celeste detém três conquistas no Campeonato Brasileiro e quatro da Copa do Brasil, além de ter sido trinta e seis vezes campeão mineiro.
Foi a primeira e única equipe brasileira a conquistar a tríplice coroa nacional, tendo vencido um campeonato estadual, uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro na temporada de 2003. Em um ranking entre clubes da América do Sul, a IFFHS elegeu o Cruzeiro como o melhor clube brasileiro do século XX.(http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Cruzeiro/0,,MUL1309641-9863,00-CRUZEIRO+E+ELEITO+O+MELHOR+TIME+BRASILEIRO+DO+SECULO+SEGUNDO+A+IFFHS.html)
Apesar de tudo isso, o time tem uma dificuldade que é aumentar em número significativo o total de seus sócios pagantes. Com a campanha pretendemos fazer os torcedores enxergarem os benefícios de serem sócios torcedores e aderirem ao programa. Iremos usar da paixão e emoção dos torcedores da única equipe brasileira detentora da Tríplice Coroa Nacional para reverter o problema de comunicação deles.
Target.
Torcedores do cruzeiro que moram em Belo Horizonte e demais torcedores no resto do país.
Conceito Criativo.
Trabalhar com a emoção. Lembrar o público alvo dos motivos que fizeram eles começar a torcer para o Cruzeiro. Mostrar que o torcedor de verdade pode ter muitas mais emoções com os jogos e usufruir de vários benefícios se for um sócio do clube.
Tom de Voz.
A campanha toda será com uma linguagem informal e emocional.
Estratégia de campanha e táticas de campanha.
As estratégias que usaremos na campanha a fim de arrecadar mais sócios torcedores para o time, serão as seguintes:
-Trabalhar com a emoção de linha de frente e benefícios em segundo plano.
-Reformular o site: Colocar mais informações sobre os planos de sócio; deixar menos confuso; Trabalhar com o mapa de portões junto aos planos de sócio.
-Criação de uma nova categoria com valor mais barato para não residentes de Belo Horizonte com benefícios inferiores ao da atual categoria mais baixa.
-Limitar a entrada de crianças com os jogadores no início de cada partida para apenas filhos de sócios.
-Promoções para pais que são sócios, dando o acesso gratuito a um filho de até 12 anos. Após esta idade, a criança se insere em um plano juvenil até os 18 anos onde 40% do valor do plano normal.
-Desconto em marcas parceiras ao time.
-Direito de voto nas eleições do time.
-Desconto no estacionamento do estádio.
-Filho de sócios tem desconto na escolinha de futebol do clube.
-Realizar sorteios entre os sócios dos itens utilizados pelos jogadores nas partidas, semanalmente.
-Utilizar a emoção nas campanhas de sócio.
-Criação da torcida organizada oficial dos sócios.
Mídias e Não/Mídias sugeridas.
– Jornal Lance!
– Jornal Super Notícia (segunda-feira e quinta-feira) – Divulgação de cotas básicas do Programa de Sócio.
– Jornal Estado de Minas (segunda-feira e quinta-feira) – Divulgação de cotas exclusivas do Programa de Sócio.
– Revista Placar (nacional)
– Canal Globo (regional Minas Gerais) – Programação esportiva
– Canal Record (regional Minas Gerais) – Programação esportiva
– Canal Band (regional Minas Gerais) – Programação esportiva
– Canal Sportv (nacional)
– ESPN (nacional)
– Canal Esporte Interativo (nacional)
– Rádio Itatia FM – Programação Esportiva
– Rádio 98 FM – Programação Esportiva
– Mídia Exterior – 10 pontos em Belo Horizonte
– Mídia Outdoor – 40 pontos em Belo Horizonte
– Caixa de Pizza – Empresa Legal Midia.
– Intervenção em posto de conveniência em Belo Horizonte – Empresa Três Meios.
– Site globoesporte.com/cruzeiro – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.
– Site Uol – Esporte/Placar – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.
– Yahoo Esportes – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.
– Terra Esportes – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.
– Site ESPN – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.
– Site Sportv – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.
– Site Lancenet.com – Consultar formatos disponíveis.
– Site estadiovip.com.br – Consultar formatos disponíveis.
– Site ogol.com.br – Consultar formatos disponíveis.
– Site oficinal do Cruzeiro – Post exclusivos sobre Programa + Fundo background personalizado sobre a campanha + Peça de intervenção.
– Blog cruzeiroonline.blogspot.com.br – Post patrocinado.
– Blog do Bellini Andrade – torcedor do Cruzeiro – Post patrocinado.
– Blog Sou Cruzeirense – Post patrocinado.
– Blog Azul Cruzeiro – Post patrocinado.
– Facebook Blog Guerrilha Celeste – Post patrocinado.
– Facebook oficial do time – Post exclusivos sobre o assunto.
– Twitter oficial do time – Post exclusivos sobre o assunto.
– Rede Social de organização de torcidas amadoras de futebol Peladeiro – verificar ações disponíveis.
– Distribuição de flyers nos jogos.
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