Planejamento Cruzeiro Sócio Torcedor

ARTHUR COLAÇO FERRARI – 2MB

GISELE NEPOMUCENO CHAVES – 2MB

LEONARDO CASTELO – 2MB

LETÍCIA RODRIGUES – 2MB

LUISA MELARA – 2MB

 

 

CURITIBA

NOVEMBRO/2013

 

Cliente.

O Cruzeiro Esporte Clube é uma associação polidesportiva brasileira, com sede em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, foi rebatizado para seu nome atual em 1942 – em referência ao Cruzeiro do Sul – por imposição do governo federal à época proibiu o uso no país de quaisquer símbolos de Alemanha, Itália e Japão, nações inimigas do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial.

 Diagnóstico.

O Cruzeiro Sport Club encontra dificuldades em conseguir novos filiados ao programa Sócio Torcedor. O maior problema é o comportamento passional dos torcedores, que aumentam a adesão em épocas que o clube está conquistando vitórias e deixam de participar do programa em períodos de baixa.

Ao fazer uma análise das 5 categorias oferecidas atualmente pelo time (Tríplice Coroa, Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil e Cruzeiro Sempre), e da página na internet do clube como um todo, foram constados alguns problemas de comunicação. Além de faltarem mais informações no site quanto aos planos de sócio torcedor, a lista de benefícios de filiação também se apresentou muito escassa. As únicas vantagens oferecidas são de ingresso garantido e descontos nos produtos da marca. Outro diagnóstico levantado foi que a publicidade atual do Cruzeiro valoriza o programa Sócio Futebol, porém trabalha muito pouco valores emocionais em sua comunicação, quesito fundamental no segmento futebolístico. Futebol é “a paixão do brasileiro”. O clube necessita se expressar de maneira mais apelativa, visando chamar a atenção máxima de seu público alvo.

Objetivo de Marketing.

Aumentar o número de sócios torcedores – dos atuais 41 mil para 100 mil torcedores – até março de 2014, período em que o clube estará disputando a copa libertadores da américa.

 

 

Problema de comunicação.

Falha ao despertar emoção e comoção dos torcedores na hora de tentar convence-los a aderir ao programa de sócio torcedor.

Objetivo de Comunicação.

O Cruzeiro Esporte Clube tem e é uma marca forte e reconhecida pelos brasileiros. Possui oficialmente a maior torcida de Minas Gerais e é a 6ª maior do Brasil.

Foi duas vezes vice-campeão mundial e tem no seu currículo continental dois títulos da Copa Libertadores da América, dois da Supercopa da Libertadores, um da Recopa Sul-Americana, um da Copa Ouro e um da Copa Master da Supercopa; Em âmbito nacional, o time celeste detém três conquistas no Campeonato Brasileiro e quatro da Copa do Brasil, além de ter sido trinta e seis vezes campeão mineiro.

Foi a primeira e única equipe brasileira a conquistar a tríplice coroa nacional, tendo vencido um campeonato estadual, uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro na temporada de 2003. Em um ranking entre clubes da América do Sul, a IFFHS elegeu o Cruzeiro como o melhor clube brasileiro do século XX.(http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Cruzeiro/0,,MUL1309641-9863,00-CRUZEIRO+E+ELEITO+O+MELHOR+TIME+BRASILEIRO+DO+SECULO+SEGUNDO+A+IFFHS.html)

Apesar de tudo isso, o time tem uma dificuldade que é aumentar em número significativo o total de seus sócios pagantes. Com a campanha pretendemos fazer os torcedores enxergarem os benefícios de serem sócios torcedores e aderirem ao programa.  Iremos usar da paixão e emoção dos torcedores da única equipe brasileira detentora da Tríplice Coroa Nacional para reverter o problema de comunicação deles.

 

Target.

Torcedores do cruzeiro que moram em Belo Horizonte e demais torcedores no resto do país.

Conceito Criativo.

Trabalhar com a emoção. Lembrar o público alvo dos motivos que fizeram eles começar a torcer para o Cruzeiro.  Mostrar que o torcedor de verdade pode ter muitas mais emoções com os jogos e usufruir de vários benefícios se for um sócio do clube.

Tom de Voz.

A campanha toda será com uma linguagem informal e emocional.

Estratégia de campanha e táticas de campanha.

As estratégias que usaremos na campanha a fim de arrecadar mais sócios torcedores para o time, serão as seguintes:

-Trabalhar com a emoção de linha de frente e benefícios em segundo plano.

-Reformular o site: Colocar mais informações sobre os planos de sócio; deixar menos confuso; Trabalhar com o mapa de portões junto aos planos de sócio.

-Criação de uma nova categoria com valor mais barato para não residentes de Belo Horizonte com benefícios inferiores ao da atual categoria mais baixa.

-Limitar a entrada de crianças com os jogadores no início de cada partida para apenas filhos de sócios.

-Promoções para pais que são sócios, dando o acesso gratuito a um filho de até 12 anos. Após esta idade, a criança se insere em um plano juvenil até os 18 anos onde 40% do valor do plano normal.

-Desconto em marcas parceiras ao time.

-Direito de voto nas eleições do time.

-Desconto no estacionamento do estádio.

-Filho de sócios tem desconto na escolinha de futebol do clube.

-Realizar sorteios entre os sócios dos itens utilizados pelos jogadores nas partidas, semanalmente.

-Utilizar a emoção nas campanhas de sócio.

-Criação da torcida organizada oficial dos sócios.

 

Mídias e Não/Mídias sugeridas.

– Jornal Lance!

– Jornal Super Notícia (segunda-feira e quinta-feira) – Divulgação de cotas básicas do Programa de Sócio.

– Jornal Estado de Minas (segunda-feira e quinta-feira) – Divulgação de cotas exclusivas do Programa de Sócio.

– Revista Placar (nacional)

– Canal Globo (regional Minas Gerais) – Programação esportiva

– Canal Record (regional Minas Gerais) – Programação esportiva

– Canal Band (regional Minas Gerais) – Programação esportiva

– Canal Sportv (nacional)

– ESPN (nacional)

– Canal Esporte Interativo (nacional)

– Rádio Itatia FM – Programação Esportiva

– Rádio 98 FM – Programação Esportiva

– Mídia Exterior – 10 pontos em Belo Horizonte

– Mídia Outdoor – 40 pontos em Belo Horizonte

– Caixa de Pizza – Empresa Legal Midia.

– Intervenção em posto de conveniência em Belo Horizonte – Empresa Três Meios.

– Site globoesporte.com/cruzeiro – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.

– Site Uol – Esporte/Placar – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.

– Yahoo Esportes – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.

– Terra Esportes – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.

– Site ESPN – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.

– Site Sportv – Peça de intervenção (diária) + formatos convencionais para dar sustentabilidade.

– Site Lancenet.com – Consultar formatos disponíveis.

– Site estadiovip.com.br – Consultar formatos disponíveis.

– Site ogol.com.br – Consultar formatos disponíveis.

– Site oficinal do Cruzeiro – Post exclusivos sobre Programa + Fundo background personalizado sobre a campanha + Peça de intervenção.

– Blog cruzeiroonline.blogspot.com.br – Post patrocinado.

– Blog do Bellini Andrade – torcedor do Cruzeiro – Post patrocinado.

– Blog Sou Cruzeirense – Post patrocinado.

– Blog Azul Cruzeiro – Post patrocinado.

– Facebook Blog Guerrilha Celeste – Post patrocinado.

– Facebook oficial do time – Post exclusivos sobre o assunto.

– Twitter oficial do time – Post exclusivos sobre o assunto.

– Rede Social de organização de torcidas amadoras de futebol Peladeiro – verificar ações disponíveis.

– Distribuição de flyers nos jogos.

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